geral@bestride-app.com

História

História

A plataforma BestRide começou a ganhar forma no papel no final do ano 2018, quando a sua fundadora, uma animadora turística de Lisboa, a par de outros profissionais do sector, detectou uma série de problemas na actividade que prejudicam a qualidade do serviço final.

Os problemas surgiram com o súbito e inesperado boom turístico que, a meio da crise económica de 2008-2014, tornou Lisboa numa das cidades mais apetecíveis para visitar e viver, sendo hoje cerca de 20% da sua população estrangeira.

O crescente aumento de turistas, fez-se acompanhar de um significativo incremento da oferta em todas as áreas que servem os nossos visitantes, incluindo viaturas de vários tipos, como os Tuk Tuk, que aqui se iniciaram em 2013 ao serviço do turismo, não prestando os tradicionais serviços de táxi conhecidos no hemisfério Sul.

O seu sucesso foi imediato e ultrapassou as fronteiras da nossa cidade e do país, sendo já possível fazer tours de Tuk Tuk em várias regiões de Portugal e em países como a Grécia, Espanha, França, Antuérpia, UK e E.U.A.

No entanto, a falta de obrigatoriedade de um certificado de formação para a animação turística a nível europeu, a falta de regulamentação adequada ao desenvolvimento desta actividade, a crise económica que remeteu pessoas com todo o tipo de habilitações escolares e experiências profissionais para estas funções sem uma preparação adequada para as exercer, a falta de condições de trabalho, de contratos laborais, a escassez de parques de paragem e estacionamento para viaturas de turismo (de residentes e comerciantes também) e consequente fuga das multas, a falsificação de preços por parte de alguns profissionais, seja por excesso ou por defeito, entre outras particularidades, constituem um pesadelo para todos aqueles que querem ser, oferecer ou receber o melhor possível.

Um ano e meio no terreno com todas as condições climatéricas, 6 dias por semana, 10H a 12H na rua, permitiu fazer um levantamento dos problemas mais prementes e construir esta solução para os eliminar ou minimizar.

Se utilizarmos esta plataforma, poupamos tempo, dinheiro, contribuímos para reduzir o número de Tuk Tuks e outras viaturas de turismo em circulação nas ruas da cidade, pois em vez de procurar por clientes na estrada, podemos receber encomendas e só sair da garagem para as concretizar.

Os profissionais gerem melhor o seu tempo, conquistando mais tempo de descanso por dia, mais tempo dedicado à família e amigos, mais disponibilidade para aprender e evoluir, menos stress e menos cansaço para o servir. Mais e melhores avaliações que os distinguem de todos aqueles que prestam um mau serviço ao turismo e à nação e consequentemente se pode traduzir em melhores condições laborais.

Conceptualmente, a BestRide foi aceite anualmente e desde 2019 no programa das Startup Alpha do Web Summit, premiado pelo 4Helix+ (União Europeia, 2019) e o Portugal Tourism Minds (2020). Nasceu no programa de Criação do Próprio Emprego, do IEFP.

Envie-nos o seu contacto para ser dos primeiros a testá-la!